sábado, 8 de agosto de 2009

Instantes, entre palavras e silêncios


* virgínia além mar
...Talvez como em nenhuma outra época, será necessário que invoquemos e exerçamos as potências do pensamento - a arte, a filosofia, a ciência - para que possamos, como queria o filósofo Friedrich Nietzsche, ser uma ponte entre o primata e o além-do-homem. –Luiz A. Oliveira

A verdadeira amizade é a energia que potencializa a vitalidade dos que persistem e realizam seus sonhos, como disse o filósofo Aristóteles - o homem feliz precisa de amigos- acrescento, precisa de amigos que estejam dispostos ao dialogo e se fazem presentes.

Quando em terra estou mar, quando em águas aprofundo-me, sou peixe e lama, das profundezas d´oceano, alço-me ao céu, alada ardo em chamas, retorno em cinzas, pedra pó...Por amizade retorno outra vez ao mar e, os devires levam-me além mar...

Aos desalinhos fundamentais da cortina das galáxias encontro amparo, quando uma ferrenha estupidez quer ocupar meu espaço particular. Vencer o fascistazinho que nos habita é crucial, quer determinar o indeterminável, nomear o inominável, organizar definitivamente o indefinível, múltiplo em ebulição. Agarrar e domesticar o vento, mais insano que a loucura quando em êxtase proclama verdades advindas de outras paixões.

Sou tantas e sei também és e, se leio e compreendo o Poema Zen- As palavras não fazem o homem compreender, é preciso fazer-se homem para entender as palavras – vôo além para estar aquém e reencontrar a poção humana que me coloca em harmonia entre demandas e orgias.

Sobre amizades creio na amizade à vida, sobretudo, esta que pulsa no corpo, que encontro sinuoso e despido, pois assim o vejo; inocente a balbuciar afetos em bolhas de saliva virgem.

Entre as loucuras escolho a que vocifera e, sabe guardar, ainda um caldo de silêncio comovido.
crônica publicda no Blog Discutindo Literatura
no recanto das letras e na AVBL - virgínia fulber é terapeuta e além mar Poeta del Mundo e membro da AVBL
* nota Luiz A. Oliveira é Físico Cosmólogo ( CNPQ)